Links de Acesso

Donald Trump vai discutir com Xi Jinping sobre as manifestações de Hong Kong


Milhares protestam em Hong Kong
Milhares protestam em Hong Kong

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que o presidente Donald Trump tem planos de discutir os protestos em massa em Hong Kong com seu colega chinês Xi Jinping, na próxima cimeira do G20, no Japão.

"Tenho a certeza de que esta será uma das questões que eles irão discutir", afirmou Pompeo em entrevista, neste domingo, à Fox News.

A cimeira que junta as maiores economias do mundo terá lugar entre 28 e 29 deste mês, na cidade de Osaka.

A líder de Hong Kong, Carrie Lam, pediu desculpas neste domingo, quando centenas de milhares de manifestantes vestidos de preto mantiveram pedidos para que ela renunciasse, por causa de um projecto de lei que permitiria a extradição para a China continental para julgamento.

No sábado, Lam adiou indefinidamente a referida lei de extradição.

A suspensão do projecto é tida como um dos retrocessos políticos mais significativos do governo de Hong Kong, desde que o Reino Unido devolveu o território à China em 1997.

Carrie Lam
Carrie Lam

Os protestos também são os maiores em Hong Kong desde que o líder chinês Xi Jinping chegou ao poder em 2012 e representam um desafio para Pequim, que enfrenta crescentes tensões comerciais com Washington e desacelera o crescimento económico.

Críticos dizem que a contestada lei de extradição pode ameaçar o Estado de Direito de Hong Kong e a sua reputação internacional como centro financeiro asiático.

Alguns magnatas de Hong Kong já começaram a transferir riqueza pessoal para o exterior.

XS
SM
MD
LG