Links de Acesso

Trump vs Hillary: Depois do debate as opiniões divergem


Clinton é vista pelos media como vencedora mas apoiantes de Trump discordam

Depois do debate de ontem, 26 Setembro, entre Donald Trump e Hillary Clinton iniciou-se de imediato um novo debate entre os analistas políticos e o público: Quem esteve melhor? Quem venceu?

Na generalidade os grandes jornais americanos nas suas páginas de opinião consideraram que Hillary Clinton foi a vencedora do debate.

O New York Times por exemplo disse que Trump “não tinha nada a oferecer”.

Uma cadeia de televisão, a CNBC, efectuou uma sondagem contudo que deu vantagem a Trump, mas outra cadeia de televisão, a CNN, deu vantagem a Clinton.

Obviamente bem preparada e demonstrando grandes conhecimentos dos temas em discussão Clinton colocou muitas vezes Trump na defensiva.

O candidato republicano iniciou o debate da melhor maneira apresentando-se como um candidato com novas ideias contra uma pessoa que nas suas palavras "anda na politica há 30 anos".

Trump criticado na media social por interromper Hillary Clinton no debate
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:47 0:00

O analista politico David Ploufe disse que “à medida que o debate continuou Trump teve dificuldades em manter a sua concentração”.

“Em algumas ocasiões foi difícil saber do que é que ele estava a falar”, observou Ploufe.

Mas entre os republicanos claro que a opinião foi diferente. O antigo presidente da Câmara de Nova Iorque, Ruddi Giuliani, disse que Trump está muito melhor preparado para melhorar a situação da “lei e ordem” no país bem como a economia.

“Ela é totalmente falsa”, disse o antigo presidente da Câmara de Nova Iorque para quem Clinton “foi um falhanço como secretária de estado e o que provou hoje é a sua incrível ignorância sobre a economia”.

Como é que se vai manter empregos neste país se se impuser mais impostos nas empresas? Qual é a empresa que quer pagar mais impostos?”, interrogou.

O debate teve lugar na Universidade Hofster onde os estudantes também se mostraram divididos sobre os resultados do debate.

Brandon Lebowitz afirmou ter saído do debate com a opinião de que “Trump é um orador muito bom”.

“As pessoas subestimam o seu poder quando discursa em público, sobre a sua mensagem”, disse, acrescentando que o candidato republicano “é uma pessoa que trabalhou com milhares de pessoas em todo o país, lidou com todos desde trabalhadores da construção até ao nível mais alto das finanças e em todas as categorias”.

Mas Summer Mahmoud disse que antes do debate não tinha opinião sobre os candidatos mas que depois de ontem está “mais confiante em votar em Hillary”.

“Penso que Hillary demonstrou mais confiança nas suas respostas que estava melhor preparada”, afirmou.

“Na generalidade Trump fugiu a uma série de perguntas e penso que reagiu fortemente a muitas delas e que foi pouco profissional”, acrescentou.

O impacto do debate será melhor avaliado nos próximos dias quando surgirem as primeiras sondagens.

O próximo debate presidencial é a 9 de Outubro, antes disso vai haver um debate entre os candidatos à vice-presidência no próximo dia 4 de Outubro

XS
SM
MD
LG