Links de Acesso

Donald Trump e Kim Jong-un encontram-se a sós


Kim Jong-un e Donald Trump

Reunião aconterá no início da cimeira e antes das conversas entre as delegações

O Presidente americano, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, encontram-se a sós durante algum tempo no início da cimeira que acontecerá na terça-feira, 12, hora local de Singapura mas na noite desta segunda-feira, 11, no horário dos Estados Unidos.

"Esperamos uma reunião a sós no começo", disse um funcionário do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, que pediu o anonimato, em declarações a jornalistas em Singapura.

Depois desse encontro inicial entre os dois dirigentes, cuja duração se desconhece, haverá uma reunião na qual participarão as respectivas delegações de ambos os países.

Trump não quer perder tempo

Trump já avançou que a cimeira é uma oportunidade de criar uma relação com um líder ao qual definiu como uma "personalidade desconhecida".

Ele adiantou no sábado que no "primeiro minuto" da reunião já saberá se o dirigente norte-coreano é confiável quando falar da sua vontade de desnuclearização.

"Se não acontecer, não vou perder o meu tempo. Não quero fazê-lo perder tempo", afirmou o Presidente americano, acrescentando estar confiante de que o encontro será "bem sucedido".

"Como sabe, temos uma reunião muito interessante amanhã [terça-feira] e creio que vai correr muito bem", disse Trump no início de um almoço de trabalho com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hisien Loong.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, garantiu nesta segunda-feira, 11, entretanto, que Donald Trump está "bem preparado" para a reunião com Kim Jong-un, depois de ter participado em sessões informativas durante a última semana.

Reuniões produtivas

"A posição dos Estados Unidos continua a ser clara. Não há mudanças", acrescentou Pompeo através de um comunicado.

"Até ao momento temos tido reuniões produtivas e detalhadas, incluindo a reunião de hoje de manhã com os norte-coreanos", disse ainda Pompeo.

O secretário de Estado referia-se ao encontro de duas horas, que decorreu hoje em Singapura, entre as delegações dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, destinado a preparar a agenda da cimeira.

"Nova era"

A agência estatal "KCNA" e o jornal "Rodong" informaram que os dois líderes falarão de "estabelecer novas relações" entre EUA e Coreia do Norte, além de "a construção de uma paz permanente".

Os meios de comunicação de Pyongyang informam, além disso, que o encontro servirá para buscar "a implementação da desnuclearização

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG