Links de Acesso

Donald Trump disse que China devia investigar Bidens


Em causa visita do filho de Biden à China com o pai
Em causa visita do filho de Biden à China com o pai

O Presidente americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira, 3, em Washington, que a China deve investigar o antigo vice-presidente e pré-candidato democrata Joe Biden, repetindo o mesmo pedido feito à Ucrânia e que está na origem da abertura de um inquérito sobre uma possível impugnaçáo do Presidente no Congresso.

"A China deveria iniciar uma investigação sobre os Bidens porque o que aconteceu na China é tão ruim quanto o que aconteceu na Ucrânia”, declarou Trump.

O Presidente e seu advogado pessoal, Rudy Giuliani, não apresentaram evidências das suas afirmações de corrupção contra o ex-vice-presidente Biden e seu filho.

Questionado se pediu ao Presidente chinês, Xi Jinping, para investigar, Trump disse: “Eu não pedi, mas é certamente algo em que podemos começar a pensar.”

Após as declarações de Trump, a vice-directora da campanha de Biden, Kate Bedingfield, disse em comunicado que Trump está “se agarrando desesperadamente a teorias da conspiração que foram desmascaradas” e “agora, com seu Governo em queda livre, Donald Trump se debate e derrete-se na televisão nacional”.

Num telefonema em Julho, Trump pediu ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para investigar Biden e seu filho por alegações de corrupção. Hunter Biden fazia parte do Conselho de Administração de uma empresa de gás ucraniana.

A revelação do pedido por um denunciante levou a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, a anunciar uma investigação formal de impugnação contra Trump na semana passada.

XS
SM
MD
LG