Donald Trump foi confirmado como o candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos nesta terça-feira, 19, ao conseguir o número de delegados necessário durante a convenção nacional do partido que decorre em Cleveland, Ohio.
O milionário garantiu maioria necessária de 1.237 delegados durante as prévias, ainda em Maio, e terminou com 1.725.
A confirmação aconteceu uma hora depois e foi anunciada por Donald Trump Jr., um dos filhos do candidato e delegado pelo Estado de Nova York.
"Vamos ganhar a Presidência e levar mudança verdadeira e liderança de volta a Washington. Será uma liderança que põe o povo americano em primeiro. Vamos trazer de volta os nossos empregos, vamos reconstruir nossas forças armadas enfraquecidas e cuidar dos nossos grandes veteranos. Teremos fronteiras fortes, nos livraremos do Estado Islâmico, e restauraremos a lei e a ordem", disse Trump numa mensagem em vídeo exibida na convenção após a votação.
A convenção termina na quinta-feira, quando Trump deve aceitar formalmente a nomeação do partido.
O candidato a vice será Mike Pence, governador de Indiana.
Com discursos empolgados e saudados com entusiasmo pelos delegados presentes no ginásio Quicken Loans, os delegados de cada Estado comunicaram quantos votos Trump teve e quantos foram destinados a outros candidatos.
A convenção, assim como a campanha, viveu momentos de tensão.
Os opositores republicanos mostram alarmados com as posições polémicas de Donald Trump a respeito de imigrantes e muçulmanos, bem como o seu distanciamento da ortodoxia do partido em temas como o comércio.