Links de Acesso

Donald Trump anuncia decisão sobre sanções contra o Irão na terça-feira


Anúncio de Trump será às 14 horas
Anúncio de Trump será às 14 horas

Presidente iraniano avisa Washington para não se retirar do acordo

O Presidente americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira, 7, no Twitter que anunciará a sua decisão sobre se vai retirar o país do acordo nuclear com o Irão às 14 horas locais, nesta terça-feira, 8.

Trump é crítico de longa data do acordo assinado entre o Irão e seis potências antes da sua chegada ao poder e ameaçou não renovar uma suspensão de sanções no próximo dia 12, a menos que os signatários europeus do acordo consertem o que chama de "falhas".

O Presidente francês, Emmanuel Macron, assim como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, visitaram Washington nos últimos dias para pressionar o governante americano a permanecer no acordo.

Irão avisa

Antes, na segunda-feira, 7, o Presidente do Irão, Hassan Rouhani, disse que os Estados Unidos irão se arrepender se decidirem se retirar do acordo assinado em 2015, e que o país resistirá ferozmente à pressão norte-americana para que limite as sua influência no Médio Oriente.

"Se eles quiserem ter certeza de que não estamos atrás de uma bomba nuclear, dissemos repetidamente que não estamos e não estaremos", disse Rouhani, que orquestrou o acordo nuclear para amenizar o isolamento iraniano, num discurso transmitido ao vivo pela televisão estatal.

XS
SM
MD
LG