Links de Acesso

Dois polícias moçambicanos mortos em incidente com militares sul-africanos em Ponta d´Ouro


Investigações estão em curso dos dois lados
Investigações estão em curso dos dois lados

Dois agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) morreram no domingo, 17, no extremo sul da província do Maputo, alegadamente devido a uma confrontação armada com militares sul-africanos.

O incidente registou-se na região da Ponta D'Ouro, onde os dois agentes estavam afectos à chamada Guarda da Fronteira.

Em Maputo, a Polícia da República de Moçambique, informou hoje, 17 de Junho, que uma delegação foi enviada ao país vizinho para apurar as causas do incidente.

A direcção de Comunicações do Ministério sul-africano da Defesa e Veteranos Militares emitiu um curto comunicado confirmando a ocorrência do incidente que envolveu elementos das Forcas Armadas de Defesa Nacional da África do Sul, e Policias de Guarda-fronteira de Moçambique.

Mas do lado sul-africano não houve vitimas.

O comunicado que a VOA teve acesso em Joanesburgo indica que o incidente ocorreu na área de Ndumo, zona leste de Farazella, província sul-africana de Kwazulu-Natal, ao longo da linha de fronteira com Moçambique.

De acordo com o documento, os soldados sul-africanos estavam numa patrulha de rotina integrada na protecção da fronteira quando se envolveram com elementos da Policia moçambicana.

Entretanto, a Policia da República de Moçambique diz que a troca de tiros ocorreu do lado moçambicano, desconhecendo ainda as causas

A região tem sido usada por ladrões para passagem de viaturas de luxo roubadas na África do Sul.

Cidadãos sul-africanos já exigiram a construção de muro de betão para evitar a passagem de carros roubados, mas os líderes sul-africanos ignoraram o pedido prometendo maior proteçãpoo da fronteira.

As duas partes estão a investigar o incidente.

XS
SM
MD
LG