Links de Acesso

Doença misteriosa mata em Namibe


Criança subnutrida em Namibe
Criança subnutrida em Namibe

Populares reclamam por água.

Os sobas da comuna do Caitou, no município da Bibala, em Namibe, manifestam-se apreensivas com o silêncio das autoridades frente a uma doença desconhecida que está a dizimar vidas humanas. A informação foi revelada pelo soba do Lungo, Viye Kaluvi, numa das emissões da Rádio Namibe, em que o ancião alegou ter perdido quatro membros da sua própria família em consequência dessa doença desconhecida.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:25 0:00
Faça o Download

Kaluvi fez saber que a peste também atingiu as localidades de Vity viyela, Kavimbangala, Muvanda, Seke e outras paragens na jurisdição do outro soba, cujo nome não revelou, nas proximidades de Camucuio.

"Agora o que me falta fazer, talvez é contar todas as pessoas que já morreram e passar a registar os que morrem para não dizerem que estou a falar à toa, uma vez que as pessoas estão a morrer em todos os quimbos", disse o soba.

A VOA apurou no que interior da província do Namibe a existência de fome acentuada.

O caso é ainda mais grave nas localidades em que durante os últimos cinco anos consecutivos nunca choveu.

Algumas crianças apresentam sinais de desnutrição (foto).

A falta de água potável constituiu outro grave problema. Nos poços de onde tiram água para beber, os populares tomam banho e lavam a roupa.

A VOA tentou ouvir as autoridades governamentais, mas sem sucesso.

Recorde-se que, através do ministro angolano da Agricultura Afonso Pedro Canga, Angola assinou muito recentemente a Carta de Milão, documento que defende o acesso a alimentos saudáveis, água limpa e energia a todos os habitantes do planeta.

Considerada legado da expo 2015, que teve como lema “alimentar o planeta, energia para a vida”, a Carta de Milão é uma iniciativa do Governo italiano destinada a impulsionar a procura de soluções para os desafios relacionados com a comida e a nutrição dos povos.

XS
SM
MD
LG