Links de Acesso

Dívida de Angola vai atingir 50% do PIB


Standard & Poor diz que Angola vai precisar de 31.000 milhões de dólares de empréstimos em 2016 e 2017

A dívida bruta de Angola deverá atingir este ano 50% do Produto Interno Bruto do país, metade da qual é em divisas estrangeiras, disse a agência de notação financeira Standard & Poor.

A agência avisou que o governo angolano vai precisar de 31.000 milhões de dólares este ano e em 2017 para as suas necessidades financeiras e decidiu por isso baixar o “rating” da sua divida de B+ para B.

A agência fez notar que há três anos atrás a divida de Angola era de apenas 5% do PIB.

"Os empréstimos internos e externos do Estado, juntamente com uma taxa de câmbio fraca, tem elevado o peso da dívida pública e esperamos que a dívida bruta de Angola atinja os 50% do PIB este ano", lê-se no comunicado.

A Standard & Poor diz que o crescimento económico em Angola deverá ser 3,3% este ano mas deverá subir para cima de 4% a partir de 2017 até 2019.

A agência diz que apesar das dificuldades causadas pela queda de preço do petróleo tem uma perspectiva de evolução “estável” do rating da agencia.

Contudo avisa que "a deterioração no ambiente político ou institucional angolano pode resultar numa descida [da notação]".

XS
SM
MD
LG