Links de Acesso

Director do serviço secreto sul-africano suspenso após falhanço de operação em Moçambique


Robert McBride, director do Departamento Externo da Agência de Segurança sul-africana (SSA)
Robert McBride, director do Departamento Externo da Agência de Segurança sul-africana (SSA)

Presidente Ramaphosa desconhecia a operação em que um drone foi abatido por forças moçambicanas, segundo a imprensa sul-africana

O director do Departamento Externo da Agência de Segurança sul-africana (SSA), Robert McBride, foi suspenso na sequência de uma operação falhada de agentes sul-africanos na província moçambicana de Cabo Delgado que o presidente Cyril Ramaphosa desconhecia, disseram jornais sul-africanos.

O jornal City Press escreve que forças moçambicanas abateram um drone que pertencia aos agentes sul-africanos que foram presos e o seu equipamento e passaportes apreendidos.

Quatro agentes sul-africanos foram depois deixados sem qualquer apoio das autoridades sul-africanas e sem possibilidade de contacto, de acordo com as mesmas fontes.

Um deles eventualmente conseguiu contactar as autoridades sul-africanas e foi graças à intervenção da ministra de Segurança do Estado, Ayanda Dlodlo, que conseguiram regressar ao seu país.

O incidente terá ocorrido em Abril e quando Ramaphosa se deslocou a Maputo em Maio para uma reunião da troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) teve que explicar ao seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, o que se tinha passado, no que foi descrito pelos jornais como uma conversa “desconfortável” para o Chefe de Estado sul-africano

Notícias subsequentes em vários jornais sul-africanos indicam que a operação tinha sido sancionada por McBride, mas o falhanço da mesma apanhou o presidente Ramaphosa e a ministra de Segurança do Estados Ayanda Dlodlo de surpresa.

Uma porta voz da SSA confirmou ao portal New24 a suspensão de McBride mas acrescentou “não estar em posição para discutir mais pormenores devido aos requisitos de confidencialidade nas relações entre empregadores e trabalhadores”.

A VOA não conseguiu qualquer reacção do Governo de Moçambique.

XS
SM
MD
LG