Links de Acesso

Director da Rádio Despertar e polícia têm versões contraditórias sobre prisão de jornalista em Luanda


Jorge Mendes Manuel, jornalista da Rádio Despertar, Angola
Jorge Mendes Manuel, jornalista da Rádio Despertar, Angola

Jorge Mendes Manuel foi detido em Cacuaco quando a polícia demolia habitações ilegais

O jornalista da Rádio Despertar Jorge Mendes Manuel está detido desde quarta-feira, 7, em Luanda, quando alegadamente encontrava-se a cobrir a demolição de casas no município do Cacuaco, arredores de Luanda.

A polícia tem outra versão e acusa o jornalista de ser invasor e de montar barricadas.

Jornalista da Rádio Despertar preso há vários dias – 2:31
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00

Queiroz Siluvia, director interino da Rádio Despertar, confirmou à VOA que Jorge Mendes Manuel estava em serviço quando foi detido.

“O jornalista estava em missão de serviço e foi detido quando cobria a destruiçao de casas em Cacuaco”, disse Siluvia que confirma ter contactado a polícia e enviado uma equipa da rádio para junto da polícia, mas sem sucesso.

“Até ao momento não sabemos qual é o estado de saúde do profissional”, concluiu o director da Rádio Despertar, próxima da UNITA, principal partido da oposição em Angola.

Entretanto, a polícia tem outra versão e o porta-voz da corporação em Luanda, Nestor Goubel, acusa o jornalista de ser um invasor de terras no Cacuaco.

“Em nenhum momento ele identificou-se como jornalista e no dia em que as autoridades estavam a destruir as cubatas, ele fez parte do grupo de jovens que criou barricadas na zona em que estavam a partir as casas”, contou Goubel à VOA, garantindo que Jorge Mendes Manuel foi entregue agora ao Ministério Público.

Não foi possível falar com o jornalista.

XS
SM
MD
LG