Links de Acesso

Director da Inteligência do Sudão demitiu-se


Salah Abdallah Mohamed Saleh, em Cartum, Sudão, 10 de Julho 2013
Salah Abdallah Mohamed Saleh, em Cartum, Sudão, 10 de Julho 2013

O director dos serviços de inteligência do Sudão, Salah Abdallah Mohamed Saleh demitiu-se neste sábado, 13 de Abril, um dia depois do ministro da Defesa ter igualmente deixado o cargo, na sequência da destituição de Omar al-Bashir da presidência do país.

Bashir sofreu o golpe apoiado pelos militares a 11 de Abril.

O conselho militar de transição emitiu um comunicado dizendo que o seu líder, Abdel Fattah al-Burhan, aceitou a demissão de Saleh, comummente conhecido como Saleh Gosh.

Gosh liderou o Serviço de Segurança e Inteligência Nacional e supervisionou a repressão brutal sobre os manifestantes que participaram nos protestos que duraram quatro meses e que por vezes resultaram em vítimas mortais e que culminaram com o golpe sobre Omar al-Bashir, afastado da liderança do país.

Entretanto, o conselho militar disse que vai governar o país durante dois anos até serem realizadas eleições e garantiu também que Bashir, que o Tribunal Penal Internacional que julgar por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio, não vai ser extraditado do país.

XS
SM
MD
LG