Links de Acesso

Pesquisa revela que 66 por cento defendem impugnação de Dilma Rousseff


Cidadãos seguram placas de slogans contra o governo de Dilma Rousseff
Cidadãos seguram placas de slogans contra o governo de Dilma Rousseff

Aumenta taxa de rejeição a Lula da Silva, mas continua a ser considerado o melhor Presidente do Brasil

Pesquisa do Datafolha revela que 68 por cento dos brasileiros são favoráveis à impugnação da Presidente Dilma Rousseff, oito pontos percentuais a mais do que em Fevereiro.

A sondagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo cresceu o número dos que acham que Dilma Rousseff deveria renunciar, para 65 por cento, ante 58 por cento em Fevereiro.

Os que são contrários à impugnação somam agora 27 por cento, seis pontos a menos do que no mês passado.

O aumento do apoio pelo impeachment, como dizem os brasileiros, e renúncia da Presidente acontece na sequência das grandes manifestações populares contra o Governo, novas denúncias da delação premiada do senador Delcídio do Amaral e a divulgação de áudios do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo um com a própria Rpousseff.

Segundo o Datafolha, o apoio pelo afastamento da Presidente aumentou em todos os segmentos pesquisados.

Apesar do grande apoio pela saída de Dilma Roussef , apenas 16 por cento acreditam que um eventual Governo do vice-presidente Michel Temer seria óptimo ou bom, enquanto 35 por cento vêem esse possível Executivo como mau ou péssimo.

Por outro lado, a pesquisa mostra que a rejeição a Lula da Silva atingiu o recorde de 57 por cento, numa semana em que foram divulgados telefonemas gravados com autorização da Justiça nos quais o ex-Presidente critica políticos e instituições.

Segundo o Datafolha, mesmo entre os mais pobres a rejeição já atingiu 49 por cento, chegando a 74 por cento entre os que ganham 10 ou mais salários mínimos.

O levantamento mostrou também que para 68 por cento, Lula só aceitou o cargo de chefe da Casa Civil para ter foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal e escapar às acções do juiz Sergio Moro na Lava Jato.

A posse de Lula no cargo foi suspensa por liminar do ministro do STF Gilmar Mendes.

Apesar disso, em pergunta com resposta espontânea sobre quem foi o melhor Presidente do país, Lula ainda lidera, com 35 por cento, seguido por Fernando Henrique Cardoso, com 16 por cento.

O Datafolha ouviu 2.794 eleitores nos dias 17 e 18, em 171 municípios de todo o país.

XS
SM
MD
LG