Links de Acesso

3 de Dezembro é Dia Nacional da Morna


Cantoras cabo-verdianas

Decisão é do Parlamento cabo-verdiano

O dia 3 de Dezembro passa a ser o Dia Nacional da Morna em Cabo Verde, de acordo com uma lei aprovada nesta terça-feira, 27, pelo Parlamento.

A data foi escolhida em homenagem a um dos mais marcantes compositores daquele género musical, Francisco Xavier da Cruz, mais conhecido por B. Léza (1905–1958).

Património da Humanidade

A lei, aprovada com os votos de todos os deputados foi uma iniciativa do grupo parlamentar do partido maioritário, o MpD, visa homenagear todos os compositores, músicos e intérpretes, exaltar e reconhecer a sua importância e chamar atenção da sociedade cabo-verdiana para a necessidade de valorização do género musical.

Na sessão do Parlamento, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abrão Vicente, garantiu que o país apresentará formalmente à Unesco a candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade até o final de Março.

Vicente anunciou também um plano de salvaguarda da morna, que inclui o estudo e a investigação, promoção e educação, bem como a reabilitação de centros culturais e monumentos ligados às grandes figuras nacionais e a edificação, até 2021, de pelo menos 25 bustos de homenagem a grandes nomes da cultura cabo-verdiana.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG