Links de Acesso

Dhlakama satisfeito com acordo mas vai continuar na Gorongosa


Afonso Dhlakama
Afonso Dhlakama

Líder da Renamo diz não ter garantias de segurança

O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, afirmou estar satisfeito com o pacote de descentralização alcançado entre o Governo e a Renamo, mas o acordo ainda não lhe dá garantias de segurança, pelo que vai manter-se escondido na serra da Gorongosa, na província de Sofala.

Dhlakama satisfeito com acordo mas vai continuar na Gorongosa
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:46 0:00

Em entrevista telefónica à VOA, Dhlakama considera histórico o facto de ter conseguido fazer eleger governadores provinciais no âmbito do novo pacote de descentralização e disse que o acordo resultou de trabalhos de sacrifício e de compreensão das dificuldades de cada um.

O presidente do maior partido da oposição em Moçambique afirmou que o mesmo incorpora as posições do Governo e da Renamo, embora “não na percentagem que esperava”, mas o suficiente para aprofundar a democracia, paz e reconciliação.

Dhlakama disse que até seis meses atrás o Governo recusava a eleição dos governadores provinciais e várias coisas tiveram de ser sacrificadas até se chegar no actual acordo.

Ainda segundo o presidente da Renamo, neste momento falta o consenso sobre o tema militar, que vai permitir ele que deixe as matas da Gorongosa para retomar a vida politica e civil.

XS
SM
MD
LG