Links de Acesso

Dezenas de milhar de crianças ainda fora do ensino na Huíla


São elevados os números de crianças fora do sistema de ensino ou em risco de abandono escolar na Huíla, segundo um estudo do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educação (CIDE) afeto ao Instituto Superior de Ciências da Educação, (ISCED).

Mais de 50.000 crianças fora do ensino na Huíla - 2:12
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:12 0:00


A condição de extrema pobreza de muitas famílias, as questões culturais e a distância em muitos casos que separa a casa da escola, levando alunos a percorrerem longas distâncias para chegar a escola são os factores apontados pelo estudo.

Hélder Baú do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educação, lembra que apesar de se constatar ainda um défice na construção de escolas, para uma melhor educação sobretudo no ensino de base o aumento do número de salas não basta.

“Estamos a falar de zonas periféricas onde o nível dos alunos em termos de apreensão de conhecimentos é muito baixo, podemos olhar para as taxas de reprovação e a frequência dos próprios alunos a nível da escola a assiduidade dos alunos e professores”, disse.

O número de crianças fora do sistema de ensino na Huíla ascende aos 50.000 e a seca dos últimos anos pode ter agravado ainda mais a situação sobretudo nas zonas mais afectadas.

Para o secretário provincial do SINPROF, na Huíla, João Francisco, o nível de aproveitamento das crianças não pode estar dissociado da estabilidade social das famílias, muito afectado por exemplo no ano lectivo em curso prestes a terminar.

“Significa que este ano prevê-se um défice negativo muito grande em relação aos resultados por causa da situação conjuntural que nós vivemos”, disse

O governo da Huíla já admitiu por várias vezes a necessidade de investimentos no ensino primário, numa altura em que a província prepara-se para incorporar no âmbito do concurso público da educação de 2019 mais de quatrocentos professores para somar aos mais de 18 mil actuais.

O ano lectivo de 2019 no ensino geral encerra no corrente mês de Novembro.

XS
SM
MD
LG