Links de Acesso

Desconhecidos saquearam residência de jornalista da VOA em Cabinda


José Manuel, à direita, com Luís Costa Ribas e Alexandre Neto, em Luanda (foto de arquivo)
José Manuel, à direita, com Luís Costa Ribas e Alexandre Neto, em Luanda (foto de arquivo)

Assaltantes levaram meios informáticos do jornalista e vandalizaram a casa durante a sua ausência

Desconhecidos saquearam residência do correspondente da Voz da América (VOA), José Manuel, em Cabinda. O incidente ocorreu na tarde de domingo, durante a ausência do jornalista, numa viagem à Nigéria, e quando a esposa e filhos se encontravam num óbito.

Os desconhecidos cortaram o gradeamento, arrombaram a porta e introduziram-se na residência. Levaram meios informáticos do jornalista José Manuel, documentos da esposa, destruíram louça sanitária e um tecto falso. O quarto do casal foi revistado e vandalizado. A roupa ficou espalhada no chão.

O acontecimento deixa a família do jornalista, amigos e colegas, e activistas dos direitos humanos revoltados. José Manuel foi alvo de tentativas anteriores de intimidação.

Numa delas, quatro indivíduos vestidos de negro e com armas de fogo, entraram à noite no quintal da sua residência, procurando-o. O jornalista foi advertido por vizinhos a não regressar a casa. Queixas à polícia foram infrutíferas.

José Manuel foi também chamado a depor em processos judiciais inexistentes após a sua cobertura de incidentes entre um grupo de jovens e a polícia, durante a visita de uma delegação da União Europeia a Cabinda.

O assalto de domingo coincidiu com a participação de José Manuel no Fórum dos Peritos e Membros da Sociedade Civil, em Abuja, capital da Nigéria, para analisar mecanismos de redistribuição de riqueza e o combate à corrupção no Golfo da Guiné.

José Manuel já se encontra de regresso ao país e, em contacto telefónico com o seu colega do Namibe, Armando Chicoca, desejou aos que o perseguem "mais vida" e garantiu que "Deus saberá dar resposta adequada a cada uma destas pessoas".

José Manuel afirma que se "mantêm vigoroso" e como sempre dará o seu melhor, quer como advogado, quer como activista e jornalista.

XS
SM
MD
LG