Links de Acesso

Deputados tomam posse na Guiné-Bissau e escolhem presidente da ANP

  • Lassana Cassamá

Mesa de voto na Guiné-Bissau

O acto de hoje representa o início de uma nova fase politica e o regresso à ordem constitucional.

Na Guiné-Bissau os novos legisladores tomaram posse hoje. Trata-se da nona legislatura da Assembleia Nacional Popular que põe fim a dois anos de um período de transição, iniciado com o golpe de Estado de 2012. Um golpe que depôs o então governo de Carlos Gomes Júnior e interrompeu a segunda volta das eleições presidenciais opondo Carlos Gomes Júnior e Kumba Yala, este último falecido em Maio passado.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:39 0:00
Faça o Download


Ao todo são 102 deputados. 57 do PAIGC, 41 do PRS, dos do Partido da Convergência Democrática, um da União Para a Mudança e um do Partido Nova Democracia.

A primeira sessão desta nona legislatura culminou com a eleição, pela maioria dos deputados, de Cipriamo Cassamá, no cargo do Presidente da Assembleia Nacional Popular.

Deputado pelo PAIGC, partido vencedor de eleições, Cassamá foi eleito com 94 votos a favor, três contra e duas abstenções, no universo de 99 votantes.

Assim, está aberto o processo para a investidura do eleito Presidente da República José Mário Vaz, prevista para o dia 23 deste mês e consequente empossamento do novo Governo, que será liderado por Domingos Simões Pereira.

Server error

Oops, as you can see, this is not what we wanted to show you! This URL has been sent to our support web team to the can look into it immediately. Our apologies.

Please use Search above to see if you can find it elsewhere

Vídeo de Amaro Conte

Leia também: As Eleições na Guiné-Bissau

XS
SM
MD
LG