Links de Acesso

Congressistas americanos aprovam projecto de lei que evita paralisação do Governo


Capitólio
Capitólio

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos evitou pouco antes da meia-noite de ontem, 11, a paralisação do Governo, ao aprovar por pouca diferença um projecto de lei sobre gastos de 1,1 trilhão de dólares, apesar das objecções do Partido Democrata a controversas provisões financeiras.

A votação ocorreu após um longo dia de discussões no Capitólio que destacou a desgastada unidade dos democratas e mostrou uma "estranha" aliança entre o presidente Barack Obama e o presidente da Câmara dos Deputados, o republicano John Boehner, inimigos em antigas batalhas sobre o orçamento.

A votação sobre a medida foi adiada por horas depois que os democratas se revoltaram contra provisões para reduzir parte da lei de reforma financeira Dodd-Frank e permitir maiores doações políticas, enquanto os alguns republicanos eram contra porque a medida não bloqueava fundos para os decretos sobre a imigração anunciados recentemente por Obama.

Logo após a aprovação do projecto, a Câmara e o Senado aprovaram uma extensão de 48 horas para dar ao Senado mais tempo para avaliar a medida. O líder democrata no Senado, Harry Reid, disse que o tema será debatido hoje, 12.

XS
SM
MD
LG