Links de Acesso

Deputado provincial da Renamo morto em Nampula por homens armados


José Almeida Murevete, deputado provincial da Renamo assassinado em Nampula
José Almeida Murevete, deputado provincial da Renamo assassinado em Nampula

Polícia demorou quase seis horas para responder a pedido de socorro.

Homens armados mataram na noite de quinta-feira, 15, em Nampula, um membro da assembleia provincial da Renamo.

Familiares de José Almeida Murevete disseram que tudo aconteceu por volta das 23 horas quando os indivíduos armados em numero não especificado dirigiram-se à residência e crivaram o deputado da Renamo de balas, atingindo-o mortalmente.

A residência de Murevete dista sensivelmente 30 metros do posto policial de Muatala, na cidade de Nampula, mas, segundo os familiares, apesar do pedido de ajuda, a polícia respondeu quase seis horas mais tarde.

Balas usadas contra o deputado da Renamo em Nampula
Balas usadas contra o deputado da Renamo em Nampula

Os familiares lamentam a actuação da polícia e dizem acreditar que a morte Murevete esteja inserida no contexto da actual violência política no pais.

A directora clinica do Hospital Central de Nampula, Bainabo Sahal, confirmou a entrada do corpo sem vida, vítima de tiros na noite de quinta-feira.

Neste momento, disse Sahal, aguarda-se pela autorização da Polícia de Investigação Criminal (PIC) para a realização daautópsia.

O porta-voz da polícia em Nampula, Zacarias Nacute, disse que a polícia tem em sua posse vestígios do crime e garante investigar para esclarecer o caso bem como neutralizar os criminosos.

Quanto à actuação da polícia, Nacute reconhece ter havido uma grande falha na prevenção do crime por parte da corporação.

Apesar dos esforços da VOA, a Renamoescusou-se a fazer qualquer comentário.

XS
SM
MD
LG