Links de Acesso

Deputado do MPLA e antigo ministro da Comunicação impedido de deixar Angola


Manuel Rabelais, deputado e antigo governante
Manuel Rabelais, deputado e antigo governante

O deputado do MPLA, partido no poder em Angola, e antigo ministro da Comunicação Socia,l Manuel Rabelais, está proibido de se ausentar do país e deve apresentar-se regularmente ao Departamento Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Num primeiro momento, Rabelais foi impedido de sair do país a 24 de Janeiro, quando se preparava para embarcar para Portugal.

Mais tarde, a 29 de Janeiro, o advogado do antigo ministro da Comunicação Social, João Gourgel, acusou os responsáveis dos Serviços de Segurança de estarem por trás do impedimento da viagem do seu constituinte.

Nesse dia, o antigo director do Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração, não se apresentou na PGR para ser ouvido no âmbito de um inquérito que lhe foi movido no ano passado, por, de acordo com Gourgel, ter tomado conhecimento da notificação do Ministério Público através da Assembleia Nacional no dia anterior e, por isso, pediu o adiamento do interrogatório.

Na edição desta sexta-feira, 8, o Jornal de Angola diz que, depois de ter sido ouvido no dia 5, a PGR aplicou a Rabelais algumas medidas de coacção, entre elas a de não poder ausentar-se no país.

O deputado, no entanto, continua a sua actividade parlamentar.

Recorde-se que a 10 de Agosto de 2018, a PGR informou que Manuel Rabelais, estava a ser investigado sem dar muitos detalhes.

A VOA não conseguiu falar com o advogado de Rabelais.

XS
SM
MD
LG