Links de Acesso

Depois da seca, fortes chuvas causam agora problemas no sul de Angola


Foto de arquivo Huila comuna de Tchituto.
Foto de arquivo Huila comuna de Tchituto.

Há zonas da Huíla onde, contudo, a seca continua

As fortes chuvas que têm caído em várias zonas do sul de Angola afectadas pela seca, estão agora a causar problemas de inundações, com a destruição de lavouras, contribuindo assim para o problema da fome que se faz sentir.

Depois da seca, chuvas destroem agora lavras no Cunene e outras áreas – 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:59 0:00

Depois de um longo período de seca, registara,-se situações de fome extrema na população do sul do país, nomeadamente Cunene, Cuando Cubango, Huila e Namibe.

Agora, algumas destas regiões sofrem de cheias que vão arrasando culturas feitas com algum sacrifício.

Moisés, um dos residentes, disse que a situaçãp no Cunene “é muito complicada”.

“Começou a chover, as pessoas regressaram, as fortes chuvas agora destruíram as culturas todas das lavras de muitos, causando mais fome ainda”, disse, acrescentando que "a população continua a sofrer com estas chuvas que destruíram casas, lavras cheias de água, animais a morrerem"

Para ele "é uma situação até pior do que a causada pela seca".

Na Huila, na região dos Gambos, o padre Pio Wakussanga diz que as
chuvas não resolveram o problema da fome, embora admita que “diminuiu um pouco, é verdade, por causa de algum apoio das administrações municipais com um bocado de comida e sementes que minimizou um pouco”.

“Mas a situação continua preocupante, a penúria continua, a má nutrição prossegue, é necessário um trabalho mais estruturante que ainda não existe, infelizmente e estas debilidades ainda estão lá”, afirmou o líder religioso, para quem "só Deus para nos acudir porque eu ja perdi a fé nos homens".

As chuvas, no entanto, não chegaram a toda a regiãão sul, com a seca a fazer-se presente em Tokolo, Nambumbula e Tchipeye.

Fórum

XS
SM
MD
LG