Links de Acesso

Democratas vão à justiça contra nomeação do procurador-geral interino


Matthew Whitaker

Eles exigem que o Senado se pronuncie sobre a nomeação de Donald Trump

Três senadores democratas dos Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira, 19, uma nova contestação legal da nomeação de Matthew Whitaker, indicado pelo Presidente Donald Trump como procurador-geral interino.

Eles acusam Trump de privar o Senado do seu poder constitucional de se pronunciar em tais indicações.

A acção civil foi apresentada num tribunal federal de Washington pelos senadores Richard Blumenthal, Sheldon Whitehouse e Mazie Hirono, todos membros do Comité de Justiça.

Os democratas do Congresso expressaram o receio de que Whitaker, que é fiel a Trump, prejudique ou até demita o procurador especial Robert Mueller, cuja investigação sobre o papel da Rússia na eleição americana de 2016 vem eclipsando a Presidência Trump.

“Os americanos valorizam um sistema de pesos e contrapesos, que a nomeação ditatorial do presidente Trump trai”, disse Blumenthal em comunicado.

A acção civil também acusou Trump de violar uma lei federal que estabelece a linha sucessória se o posto de procurador-geral ficar vago, dando autoridade plena ao vice-procurador, e rejeitou o argumento legal do Ministério da Justiça no seu apoio à decisão do Presidente.

Mije Whitaker assumiu a supervisão do inquérito de Mueller quando Trump o nomeou em 7 de Novembro como maior autoridade das forças da lei no lugar de Jeff Sessions, que o Presidente demitiu.

Whitaker já criticou a abrangência do inquérito de Mueller e aventou a possibilidade de cortar oo financiamento do procurador especial.

Whitaker não se declarou impedido de supervisionar a investigação, apesar de pedidos de democratas para que o fizesse.

Donald Trump disse numa entrevista ao programa “Fox News Sunday” que não intervirá se Whitaker agir para limitar a investigação de Mueller e que o interino “fará o que é certo”.

Ele classificou o inquérito sobre Moscou de “caça às bruxas”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG