Links de Acesso

Democratas ganham eleições em Virgínia e Kentucky e animam bases


Em Virgínia controlam o Estado depois de mais de 20 anos
Em Virgínia controlam o Estado depois de mais de 20 anos

Democratas dos Estados Unidos declararam na terça-feira, 5, uma vitória inesperada no Estado de Kuntucky sobre o governador republicano apoiado pelo presidente Donald Trump, enquanto no simbólico Estado da Virgínia conquistaram o controlo do órgão legislativo, pela primeira vez em mais de 20 anos.

Os resultados das eleições em quatro Estados, incluindo Mississippi e Nova Jersey, podem dar pistas sobre o rumo da eleição presidencial de 2020.

Em Kentucky, o procurador-geral democrata Andy Beshear, cujo pai, Steve, foi o último governador democrata, obteve uma vitória apertada sobre o governador Matt Bevin, apesar de Trump ter estado na véspera da eleição em comício a favor de Bevin.

A vitória surpreendente de Beshear também pode fortalecer as esperanças dos democratas de destronar o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, que vai a votos no ano que vem.

Trump afirmou no Twitter que seu comício ajudou Bevin a evitar uma derrota ainda maior e vangloriou-se de que os republicanos venceram várias outras disputas estaduais.

Mas sem expressão.

Enquanto isso, os democratas conquistaram as duas câmaras do órgão legislativo da Virgínia, o que dará ao partido o comando completo do Estado.

A tradição diz que quem ganha a Virgínia ganha a Casa Branca.

Trump evitou aquele Estado, vizinho de Washington DC, onde os democratas tiveram sucesso em distritos dos subúrbios nas eleições para o congresso no ano passado, como fizeram em Estados de todo o país.

Em Nova Jérsia, acredita-se que os democratas manterão a maioria da Assembleia Geral estadual, a câmara baixa da legislatura.

XS
SM
MD
LG