Links de Acesso

Democratas avançam com impugnação de Donald Trump, que promete ganhar o caso


Nancy Pelosi, líder da Câmara dos Representantes, deu luz verde ao processo já criticado por Trump

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou nesta quinta-feira, 5, que o órgão vai começar a redigir o texto de um eventual processo de impugnação do Presidente

Donald Trump já reagiu e prometeu ganhar o processo.

Pelosi reiterou que ficou claro que Trump violou o seu juramento ao pressionar um país estrangeiro, a Ucrânia, para apoiá-lo nas eleições de 2020.

“Os factos não podem ser contestados. O Presidente abusou do seu poder para benefício político próprio às custas da segurança nacional ao reter a ajuda militar e (negociar) um encontro crucial no Salão Oval em troca do anúncio de uma investigação do seu rival político”, afirmou a líder dos democratas.

Num discurso formal, Nancy Pelosi vincou que é "a democracia que está em jogo" e que Trump "não deixa outra escolha a não ser agir porque está a tentar corromper, mais uma vez, a eleição em seu próprio benefício".

Os democratas pretendem avançar com a eleição do processo na Câmara dos Representantes, que eles controlam, para votação ainda antes do Natal.

Trump reage

O Presidente, através da sua conta no Twitter, criticou a forma como este instrumento está a ser utilizado pelos democratas e mostrou-se confiante de que vai sair vitorioso deste processo.

"Os democratas radicais de esquerda que não fazem nada acabaram de anunciar que vão tentar destituir-me por nada. Eles já desistiram da ridícula 'coisa' Mueller, por isso agora estão a apostar em dois telefonemas totalmente apropriados com o presidente da Ucrânia", escreveu Donald Trump, garantindo que vai ganhar o caso.

Depois da votação na Câmara dos Representantes, controlado pelos democratas, o julgamento será feito no Senado, sob a direcção do presidente do Supremo Tribunal.

O processo deve ser chumbado em virtude de os republicanos, que apoiam Trump, dominarem a câmara alta.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG