Links de Acesso

Democratas apresentam proposta de lei para combater violência policial


Nancy Pelosi e outros parlamentares democratas ajoelham-se no Congresso
Nancy Pelosi e outros parlamentares democratas ajoelham-se no Congresso

No dia em que apresentaram uma proposta de lei para combater a violência policial e a discriminação racial, os legisladores democratas se ajoelharam nesta segunda-feira, 8, durante 8 minutos e 46 segundos em homenagem a George Floyd e outros cidadãos afro-americanos assassinados nos últimos anos.

O ato foi liderado pela presidente do Congresso, Nancy Pelosi, e o líder da minoria do partido no Senado, Chuck Schumer, e nele participaram cerca de 20 parlamentares, muitos deles negros.

A cerimónia aconteceu no "Salão da Emancipação", assim chamado em homenagem aos escravos que trabalharam na construção da sede do Congresso, o Capitólio, em Washington, no século XVIII.

A proposta de lei a ser apresentada pelos democratas deve proibir a imobilização através da chamada “gravata” e a abordagem por critério racial, exigir que policias de todo o país usem câmeras, sujeitar a polícia a comissões de análise civis e abolir a doutrina legal conhecida como imunidade qualificada, que protege a polícia de ações civis.

“É hora de a cultura policial de muitos departamentos mudar”, defendeu Karen Bass, deputada e presidente do grupo parlamentar negro.

Ela acrescentou esperar que a pressão atual leve os legisladores a mudarem a legislação no país.

Tirem o vosso joelho do nosso pescoço
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:13 0:00

XS
SM
MD
LG