Links de Acesso

Delfim Neves eleito presidente do Parlamento são-tomense


Novo Parlamento arranca hoje
Novo Parlamento arranca hoje

Candidato da coligação PCD-MDFM-UDD venceu o escolhido pela ADI

O candidato da terceira força política mais votada nas eleições de 7 de Outubro em São Tomé e Príncipe foi eleito com 28 votos a favor dos 55 deputados que constituem o novo Parlamento constituído nesta quinta-feira, 22.

Delfim Neves eleito presidente do Parlamento são-tomense
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:14 0:00

Para além dos cinco deputados da coligação PCD-MDFM-UDD que representa, Delfim Neves recebeu os votos favoráveis dos 23 deputados do MLSTP-PSD, o segundo partido mais votado.

O candidato da ADI, vencedor das eleições com maioria simples, Carlos Correia, obteve 25 votos, ou seja de todos os deputados do seu partido.

Neste processo eleitoral foram registados dois votos brancos, ao que tudo indica saídos dos dois deputados do Movimento dos Cidadãos de Cauê.

Ainda durante a sessão constitutiva da XI legislatura da Assembleia Nacional, Guilherme Octaviano do MLSTP-PSD foi eleito primeiro vice-presidente e Levy Nazaré da ADI, foi escolhido como segundo vice-presidente.

Após a constituição da nova Assembleia Nacional, o Presidente da Republica deve iniciar ainda esta quinta-feira os contatos com os partidos políticos para a nomeação do Governo.

A ADI, partido vencedor das eleições com maioria simples decidiu formar um governo minoritário e vai apresentar ao Chefe de Estado o nome de Olinto Daio, actual ministro da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação para o cargo de primeiro-ministro.

XS
SM
MD
LG