Links de Acesso

Defesa americana prepara tropas para fronteira entre México e EUA


Caravana de imigrantes da América Central

O secretário da Defesa americano, Jim Mattis, disse que os oficiais do Pentágono continuam a trabalhar nos detalhes de como colocar centenas de tropas no sul do país, na fronteira com o México, à medida que a caravana de imigrantes se vai aproximando, com destino aos Estados Unidos.

Na sexta-feira, o Pentágono aprovou um pedido do Departmento de Segurança Nacional para enviar centenas de tropas para a fronteira México-Estados Unidos, no que foi descrito como uma função de apoio.

Um comunicado publicado na Sexta-feira, 26 de Outubro, diz que o objectivo das tropas é apoiar no que toca a assistência, equipas médicas e construção de habitação temporária, entre outros.

Caravana de imigrantes atravessa os estados mexicanos de Chiapas e Oaxaca. 27 de Outubro, 2018.
Caravana de imigrantes atravessa os estados mexicanos de Chiapas e Oaxaca. 27 de Outubro, 2018.

Eles vão juntar-se a mais de dois mil membros da Guarda Nacional que já estão colocados na área, a apoiar agentes de patrulha de fronteira.

Entretanto, a Administração Trump está a considerar uma nova ordem executiva com a intenção de bloquear pedidos de asilo e imigrantes que queiram atravessar a fronteira do México para os Estados Unidos.

Embora a Administração ainda não tenha tomado a decisão, advogados especializados em imigração disseram à VOA que é uma decisão que vai ser contestada em tribunal

A caravana de imigrantes que está a caminhar em sentido norte ainda está a centenas de quilómetros da fronteira dos Estados Unidos.

A agência da ONU para os refugiados já apelou a Washington que aceite as pessoas que estejam a fugir da violência e perseguição e recebam asilo em território americano.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG