Links de Acesso

Dívidas Ocultas: Julgamento revela sinais de interferência do poder político no judicial


Juiz Efigénio Baptista, Maputo, Moçambique
Juiz Efigénio Baptista, Maputo, Moçambique

"O juiz fica em pulgas" quando são mencionados Guebuza e Nyusi, diz analista

Antes do início do julgamento dos 19 arguidos do caso "dívidas ocultas", vários sectores da sociedade moçambicana acreditavam que o sistema de justiça haveria de aproveitar a oportunidade para tentar demonstrar a sua independência em relação ao poder político como forma de se credibilizar junto da opinião pública.

Entretanto, alguns analistas dizem que não era expectável que o sistema de justiça demonstrasse a sua independência em relação ao poder político porque este processo resulta de pressões externas e não por iniciativa do próprio judiciário.

Dívidas Ocultas: Julgamento revela sinais de interferência do poder politico no judiciário
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:34 0:00

O sociólogo Moisés Mabunda entende que o judiciário está a perder uma oportunidade de ganhar a simpatia da sociedade, sublinhando que "este julgamento está a acontecer porque o país está a sentir a pressão que vem de fora, sobretudo dos parceiros de cooperação".

"Sem essa pressão externa, este julgamento não teria acontecido", asseverou Mabunda.

Para Mabunda, é curiosa e até estranha a atitude do juíz da causa, quando o antigo Chefe de Estado, Armando Guebuza, e o actual, Filipe Nyusi, são mencionados no âmbito deste julgamento.

"Quando se fala dessas figuras, o juiz Efigénio Baptista fica em pulgas", considerou Mabunda.

Quem também coloca em causa a independência do judiciário em relação ao poder poítico é o analista Manuel Alves, sublinhando ser por isso que “as altas figuras políticas não são chamadas para este julgamento”

Mas para o analista Fernando Mbanze, o juíz Efigénio Baptista "até aqui tem tomado decisões correctas, realçando que "ate agora estamos numa lógica de que são decisões discutíveis, como acontece na maior parte dos julgamentos".

XS
SM
MD
LG