Links de Acesso

Crimes violentos preocupam luandinos


O aumento da criminalidade em Luanda está a preocupar os residentes da capital angolana com apelos para o Governo realizar um debate público sobre as causas e soluções do fenómeno.

Estatísticas divulgadas pela Policia Nacional (PN) revelam, com efeito, que a maior parte dos crimes em Angola ocorre na capital.

Preocupante nível de crime violento em Luanda -2:16
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00

A PN registou, no terceiro trimestre deste ano, mais de 18 mil crimes de natureza diversa, numa média de 187 casos por dia, com Luanda à frente das ocorrências, com 6.826 casos.

Um relatório da corporação revela que, no caso de roubos, todo o país e a esmagadora maioria (2.615) foi em Luanda.

Carlinhos Zassala, bastonário da Ordem dos Psicólogos, entende que o Executivo se quiser resolver o problema deve em primeira instância solicitar os cientistas sociais,para diagnosticar o problema e só depois gizar uma estratégia para a resolução do problema.

Já o sociólogo Heitor Simões defende uma intervenção urgente do Governo advertindo para um possível casos no país.

"A solução para o tipo de crime violento que acontece em Luanda passa pela realização de um debate nacional mas onde os técnicos vão falar de factos e não de politica”,defendeu que "isto não pode continuar assim porque vai piorar".

As estatísticas da policia indicam ainda que no primeiro trimestre registaram-se em todo o país ofensas corporais (3.161), crimes cometidos com armas de fogo (1.697), violações (496), drogas (371), homicídios voluntários (362), raptos (18) e outros (4.611).

XS
SM
MD
LG