Uma campanha de recolha de donativos para moradores de rua, em curso na cidade do Lobito, província angolana de Benguela, prevê beneficiar centenas de crianças com vestuário, alimentos e material escolar.
Trata-se de uma iniciativa de alunos de escolas primárias e de membros da oficina de jornalismo da organização OMUNGA, em curso há já quase um mês.
Os pequenos Adão Manuel e Sara Samblingue não podiam ter ficado mais sensibilizados após visitas às chamadas paradas, locais onde se encontram famílias desfavorecidas
“Nós comemos todos os dias, até deitamos alimentos ao lixo, e tem pessoas sem este privilégio. Há pessoas que não têm esse privilégio, então decidimos fazer esta campanha. Estamos a receber, na sede da OMUNGA e nas nossas escolas, alimentos, vestuários, sapatos, brinquedos e material didáctico para as crianças’’, sublinham os alunos.
Foram endereçados pedidos a várias individualidades, mas, dizem os promotores, é necessário o envolvimento da sociedade civil, até porque se pretende esticar a campanha para uma quantidade de donativos capaz de cobrir as centenas de populares carentes.
Em nome da brigada jornalística da OMUNGA, as adolescentes Lorene Panela e Luísa Nambalo pedem o envolvimento das autoridades, principalmente o da polícia na protecção dos participantes.
‘’Se os agentes quiserem oferecer algo, também recebemos, mas queremos sobretudo a protecção. Em função do que queremos obter, por serem muitos moradores de rua na cidade do Lobito, vamos determinar o fecho da campanha’’, explicam as candidatas a jornalistas.