Links de Acesso

COVID-19: Presidente moçambicano reduz medidas restritivas


Filipe Nyusi, presidente de Moçambique

Medidas entram em vigor nesta segunda-feira e incluem alargamento do horário de atendimento dos bares e do número de pessoas por mesa em restaurantes

O Presidente de Moçambique anunciou o alívio de algumas medidas de prevenção da Covid-19, apesar de ter mantido algumas das principais restrições adoptadas a 24 de Setembro.

Das medidas anunciadas na noite deste domingo, 24, destaque para a abertura de bares desde que tenham áreas devidamente ventiladas e que poderão funcionar das 9 às 21 horas, com uma lotação de 20 e 50 pessoas no interior e exterior, respectivamente.

Por outro lado, o sector da restauração viu alargado o número de pessoas que podem sentar-se à mesa como o limite a subir para entre 4 a 6 pessoas.

No âmbito do alívio das medidas para reanimar a economia, Filipe Nyusi anunciou que o recolher obrigatório na cidade de Maputo, capitais provinciais, municípios e vilas autárquicas passará a ser a partir da zero hora até às quatro horas da madrugada.

Por outro lado, foi alargada a lotação em piscinas públicas, a capacidade em teatros, cinemas, salas de jogos foi aumentada, o número de participantes em eventos sociais privados também subiu não excedendo a lotação de 30% da capacidade máxima, enquanto que os ginásios viram aumentada a sua lotação de 30 para 50% da sua capacidade máxima e foi alargado do número de participantes em locais de cultos de 50 para 100 em locais fechados e para 250 em locais abertos, sem exceder 50% da capacidade máxima.

Os velórios terão o número de participantes alargado, passando de 20 para 50, com excepção para óbitos por Covid-19 que mantém-se em 10, e será alargado o número de visitas em estabelecimentos penitenciários de duas para quatro por mês.

Ao contrário das ocasiões anteriores, as medidas que entrarão em vigor nesta segunda-feira, 25, terão uma vigência superior a 30 dias, ou seja estarão em vigor até ao dia 20 de Dezembro.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG