Links de Acesso

COVID19: Governo de São Tomé e Príncipe sem meios de despistagem da doença


As autoridades sanitárias de São Tomé e Príncipe estão sem meios para despistar casos suspeitos da Covid-19.

COVID19: Governo de São Tomé e Príncipe sem meios de despistagem da doença
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:42 0:00

O ministro da Saúde, Edgar Neves, reconheceu nesta quinta-feira, 9, não ter testes rápidos nem laboratório e que o Governo está “com enormes dificuldades de comunicação aérea para receber testes encomendados na Alemanha”.

A revelação surge depois da confirmação dos primeiros quatro casos positivos da Covid-19 no país, através de testes realizados no vizinho Gabão.

Na segunda feira, 6, o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, tinha anunciado a chegada de um avião com mil testes rápidos, mas o ministro da Saúde diz agora que “ ainda não tem data de chegada da encomenda”.

“Estamos a fazer tudo, mas o avião para colocar os testes no país não depende de nós”, sublinhou Neves, acrescentando que, por enquanto “só restam medidas apertadas de isolamento para os casos suspeitos e positivos”.

Recorde-se que o país tem em vigor o estado de emergência e ontem passaram a ser aplicadas mais restrições, como a suspensão de ligações entre as duas ilhas, encerramento de restaurantes, bares e cafés e horários especificos para o funcionamento da Função Pública e do comércio.

XS
SM
MD
LG