Links de Acesso

Covid19: Especialistas angolanos divididos em relação à resposta do Governo


A forma como o Governo angolano está a lidar com o novo coronavírus, ou Covid 19, divide especialistas em saúde em Luanda.

Enquanto uns mostram-se apreensivos caso o país venha a registar um caso positivo, outros tranquilizam os cidadãos e recomendam seguir as orientações das autoridades sanitárias.

A médica Miraldina Manuel tranquiliza os angolanos e recomenda prevenção porque “não vale a pena ficarmos alarmados, não chegou ainda no país e devemos seguir as recomendações, como lavar sempre as mãos, evitar sítios com aglomerações como óbitos, festas, etc”.

Por seu lado, Nelito Lopes lembra que devido à fragilidade do sistema de saúde “a nossa unica arma é a prevenção”.

Ele diz que "a OMS reconhece que o nosso sistema de saúde é debil e por isso Angola está numa situação de alto risco”.

Lopes adverte que “economias robustas estão a ter dificuldades e por isso devemos evitar a todo o custo que chegue ao nosso país porque estamos perante uma pandemia"

O também médico Xavier Jaime diz que nem quer imaginar o país com casos positivos.

"Vai ser um teste ao nosso sistema de saúde, que, a meu ver, é bastante debil e sinceramente eu estou apreensivo porque caso venhamos a ter um registo, não estou a ver capacidade técnica para fazermos o que os outros estão a fazer pelo mundo”, considera Jaime.

Ele pede ao Governo que assuma as suas responsabilidades.

Por seu lado, o psicólogo clínico Carlinhos Zassala recomenda ao Executivo para não deixar de lado os médicos no combate à pandemia.

"O pânico, às vezes, pode trazer mais estragos que a própria realidade e há muitos aspetos psicológicos a ter em conta neste processo e a comissão criada para o Covid19 deve incluir psicólogos que podem lidar com as pessoas nestes casos”, defende Zassala.

Angola tem tomado medidas para evitar a entrada do vírus no país, com a proibição da entrada de pessoas de países com grande número de casos e quarentena a pessoas suspeitas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG