Links de Acesso

COVID-19: Ventiladores não funcionam no centro da Cahala, em Malanje


A estrutura arquitetónica de ventilação do Centro de Saúde da Cahala, com 45 camas, selecionado para o tratamento de possíveis casos da Covid-19 na província angolana de Malanje, dificulta a implantação dos poucos ventiladores mecânicos disponíveis na região.

Centro saude de Cahala para Covid 19
Centro saude de Cahala para Covid 19

O director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião, ao confirmar o fato, acrescentou que o local carece de uma fábrica de oxigénio.

Avantino Helder Sebastiao director do gabinete provincial de saude
Avantino Helder Sebastiao director do gabinete provincial de saude

"Não temos ventiladores mecânicos disponíveis que se adaptem ao sistema do centro da Cahala”, disse Sebastião que acrescentou que o seu gabinete “a título de empréstimo”, tinha solicitado dois ventiladores ao município de Mucari, e previa a chegada de um outro do município de Kiwaba-Nzoji.

“O que acontece é que postos estes ventiladores lá, (...) esses funcionam com um sistema que não se adapta ao sistema do Centro da Cahala", afirmou.

Covid-19: Residentes de Malanje pedem água ao governo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:59 0:00

Se se registar algum caso da Covid-19, os pacientes serão atendidos na principal unidade hospitalar de referência.

"Lá sim temos três ventiladores com oxigénio da bala eles funcionam perfeitamente, mas não podemos tirá-los de lá, porque estão nos cuidados intensivos, não podemos esquecer que temos outros pacientes com outras patologias e que estão internados (...) que têm estado a usar esses aparelhos", disse.

Angola tem atualmente 150 ventiladores mecânicos e nos próximos dias poderá contar com 600, de acordo com as necessidades para fazer face à pandemia.

O Hospital Regional de Malanje (HRM) beneficiou no final de semana de um donativo com vários materiais para uso pelos profissionais.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG