Links de Acesso

Covid-19: Variante Delta preocupa guineenses


Guiné Bissau Covid-19 vaccine

Estados Unidos irão disponibilizar mais de 302 mil doses de vacinas

As autoridades de saúde guineenses confirmaram a existência no país da variante delta da Covid-19, numa altura em que a vacinação regista pouco progresso.

Júlio Sá Nogueira, do Alto Comissariado de Luta contra a Covid, diz que, no geral, aumentaram os casos.

Covid-19: Variante delta preocupa guineenses
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:27 0:00

Ele diz que “de 29 casos, no início de junho, passamos sucessivamente para 35, 66, 105, e na semana passada registamos 286 novos casos. Isso significa que algo não está bem. Em termos epidemiológicos, podemos dizer que estamos perante uma terceira vaga”.

Apesar do registo preocupante de novos casos, incluindo a variante delta, o plano de vacinação na Guiné-Bissau apresenta alguma desaceleração.Até aqui, dos 381 mil previstos, as autoridades sanitárias do país conseguiram apenas vacinar 24 mil pessoas.

Mais vacinas

Aliás, Júlio Sá Nogueira diz que a Guiné-Bissau ainda se encontra numa primeira fase do processo, “facto que está também associado á disponibilidade das vacinas (…) estamos a aplicar vacinas por fases, conforme a disponibilidade”.

E, já com a confirmação da variante delta no país, o médico guineense, Delfim Silva Cabral, pede robustez das medidas de prevenção, uma vez que ela “tem a probabilidade de atacar o nosso sistema imunológico, rompendo a nossa capa protectora. A sua agressividade é maior”.

O Governo, diz Cabral, dever emitir mensagens para “evitar a aglomeração, nomeadamente eventos públicos ou festivais, e uso de máscara obrigatório e distanciamento social".

Entretanto, de acordo com a informação avançada à VOA pela Embaixada dos Estados Unidos em Bissau, o Governo norte americano vai disponibilizar, este sábado, mais de 302 mil doses de vacina Janssen.

Nas últimas 48 horas, as autoridades sanitárias registaram 41 novos casos de COVID, totalizando, assim, mais de 82 casos positivos desde o início da pandemia.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG