Links de Acesso

Covid-19: Variante ómicron provoca aumento de casos de covid-19 na Guiné-Bissau


A taxa de positividade semanal subiu de 5.9 para 6.12%

O Alto Comissariado de Luta contra a Covid-19 na Guiné-Bissau diz que o país está na quarta vaga da pandemia, com aumento “preocupante” de novos casos.

Covid-19: Variante Ómicron provoca o aumento de casos na Guiné-Bissau
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:35 0:00

De acordo com Plácido Cardoso, Secretário Geral do Alto Comissariado de Luta contra COVID-19, são sinais de agravamento o registo, nas últimas duas semanas, de mais 535 novos casos e três óbitos.

A taxa de positividade semanal subiu de 5.9 para 6.12%.

“Estamos a sair de um período festivo em que houve várias actividades socioculturais e também prosseguem as actividades políticas (…) quase ninguém usa máscara, não há lavagem das mãos e se formos a ver uma boa parte não está vacinada,” disse Cardoso.

A socióloga Cadija Mané, do grupo de comunicação naquele secretariado, acrescenta que o aumento de casos está associado “à confirmação da variante Ómicron no país”.

Saúde em Foco: O que sabemos sobre a variante Omicron?
please wait

No media source currently available

0:00 1:00:00 0:00

“É importante que as pessoas se vacinem, e é importante também que nós criemos já as novas estratégias da vacinação, relativamente aos grupos alvos, ou seja, começar a vacinar os menores de 18 anos e crianças”, disse Mané.

Desde a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no país, em Março de 2020, a Guiné-Bissau registou 7034 mil casos e 152 óbitos. Além da Ómicron, continuam a circular no país as variantes Delta, Beta e Gama.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG