Links de Acesso

COVID-19: Politização deixa brasileiros à deriva e sem prazo para começar a vacinação


Politização deixa brasileiros à deriva e sem prazo para começar a vacinação
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:35 0:00

Politização deixa brasileiros à deriva e sem prazo para começar a vacinação

No Brasil, a "guerra da vacina" entre o Presidente Jair Bolsonaro e Governador João Doria mobiliza governadores e até Supremo Tribunal Federal. Indefinição deixa brasileiros sem data para receber imunizante diante da falta de planeamento do Ministério da Saúde.

Nas últimas semanas, circularam imagens das primeiras pessoas sendo vacinadas contra a Covid-19 pela Europa e América do Norte. Além disso, outros países começaram a implementar um cronograma para a vacinação de seus cidadãos.

Mas no Brasil, os moradores ainda se veem em meio a uma disputa política que opõe governadores ao presidente da República e leva à Justiça planos e estratégias de imunização, sem perspectiva de quando a vacina chegará.

De um lado está o Presidente Jair Bolsonaro e os seus aliados - desde o começo da pandemia, Bolsonaro tem negado a seriedade da pandemia e não observa as recomendações científicas e dados sobre a evolução da doença.

Do outro lado, o maior adversário de Bolsonaro no tema, o governador de São Paulo, João Doria, que apostou no desenvolvimento da vacina Coronavac, por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, e tem um usado o assunto para reforçar a sua polarização com o Presidente.

Bolsonaro volta atrás e cancela compra de vacina que é fabricada na China
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:11 0:00

  • 16x9 Image

    Edgar Maciel

    Edgar Maciel é jornalista multimédia desde 2011, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil. Nos últimos anos, acumulou experiências em importantes rádios, canais de TV e portais de Internet brasileiros.

    Baseado em São Paulo, actualmente é coordenador multimédia da revista Veja e correspondente da Voz da América. Como principais temas, cobre política, sociedade e cultura brasileira.

     

XS
SM
MD
LG