Links de Acesso

COVID-19: Países africanos estão na "madrugada da pandemia", alerta diretor do CDC-África


John Nkengasong, diretor do Centro de Controlo de Doenças da União Africana
John Nkengasong, diretor do Centro de Controlo de Doenças da União Africana

O diretor do Centro de Controlo de Doenças da União Africana (África CDC) advertiu nesta quinta-feira, 2, em Addis Abeba, que o continente está a testemunhar a madrugada da pandemia do novo coronavírus e que em breve as comunidades vão experimentar uma explosão de casos.

"Sempre dissemos que África ainda está a testemunhar a madrugada da pandemia. Teremos um pico, mas não consigo dizer se dentro de duas semanas ou uma semana ou menos porque há muitos fatores que podem determinar isso”, afirmou John Nkengasong, para quem "é apenas uma questão de tempo".

“Projetamos que, no final de abril, vamos começar a ver países a ultrapassarem a marca das 10 mil infeções", acrescentou aquele responsável, para quem“ vários países terão o seu pico em níveis diferentes".

John Nkengasong revelou, no balanço semanal feito a jornalistas na capital etíope, que há 6.213 infeções em 49 países, e que já morreram 221 pessoas, enquanto 469 recuperaram-se da doença.

O diretor do África CDC indicou que quase metade dos países está já a reportar casos de transmissão local da doença, e, para reduzir a propagação da pandemia, voltou a defender a importância de levar a sério as medidas de higiene, distanciamento social, quarentena ou recolher obrigatório.

Argélia, Burkina Faso, Camarões, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Egito, Gana, Maurícias, Marrocos, Senegal, África do Sul e Tunísia têm já centenas de casos.

Países lusófonos com poucas casos

São Tomé e Príncipe continua a ser o único país africano de língua portuguesa sem qualquer caso da doença, enquanto Moçambique registou 10, Guiné-Bissau nove, Angola oito e Cabo Verde seis.

Angola teve duas mortes e Cabo Verde uma.

A nível mundial, até hoje, foram registados 996 mil infetados e 48.320 mortos, de acordo com a base de dados da Universidade John´s Hopkins.

XS
SM
MD
LG