Links de Acesso

COVID-19: Nem Carnaval nem celebrações públicas das Cinzas em Cabo Verde


Carnaval de São Nicolau, Cabo Verde. 26 de Fevereiro de 2017
Carnaval de São Nicolau, Cabo Verde. 26 de Fevereiro de 2017

Governo justifica a decisão com aumento exponencial de casos da doença

O Governo de Cabo Verde suspendeu o Carnaval, as celebrações públicas das Cinzas e a tradicional Corrida da Liberdade, que se realiza anualmente no dia 13 de Janeiro na capital do país.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda feira, 10, na cidade da Praia, pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, durante a habitual conferência de imprensa sobre a situação da evolução epidemiológica da Covid-19.

O governante disse que as cinzas podem ser assinaladas no seio do convívio familiar, mas com um número reduzido de pessoas e no estrito cumprimento das normas sanitárias.

Ao contrário do que é tradição, este ano não haverá também tolerância de ponto por ocasião daquelas festas populares.

Paulo Rocha afirmou que as medidas foram tomadas para impedir ainda mais o alastramento de infecções da Covid-19, que tem atingido números elevados.

Nas últimas 24 horas foram notificados 709 casos em decorrência da análise de 1746 amostras.

“Devido ao aumento exponencial ao número de casos de Covid-19 registados nas últimas semanas, maior número de casos positivos desde início da pandemia e visando reforçar e reverter o quadro epidemiológico, mas acima de tudo preservar a capacidade de resposta do sistema nacional de saúde, e para introduzir alguma previsibilidade das acções as actividades do Carnaval, celebração do dia de cinzas e dos dias dos municípios, à semelhança do ano passado”, sublinhou Rocha.

O ministro acrescentou que, de acordo com a evolução da situação da pandemia, o Executivo se pronunciará sobre os eventos musicais, Atlantic Music Expo e Kriol Jazz Festival, previstos para Abril.

Com 5566 casos activos, desde o início da pandemia Cabo Verde tem um total de 50959 infecções e 362 óbitos.

XS
SM
MD
LG