Links de Acesso

COVID-19: Guerra por comida em Joanesburgo


Pessoas em fila aguardam a distribuição de comida num parque de estacionamento em Orlando East Communal Hall, Soweto, Joanesburgo, 17 de abril, 2020. (Photo by MARCO LONGARI / AFP)

A discriminação de nacionalidades na distribuição de alimentos na região sul de Joanesburgo foi denunciada nesta sexta-feira, 17 de abril, por alguns imigrantes moçambicanos, que acordaram cedo das suas casas para o local onde iam receber apoio alimentar.

Chegaram e formaram fila, mas o pessoal responsável pela distribuição de alimentos começou a exigir documentos de identidade sul-africanos.

Estrangeiros, incluindo moçambicanos, com passaportes foram excluídos.

VOA Portugues: COVID-19: Guerra por comida em Joanesburgo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:54 0:00

Face a alegada exclusão, os imigrantes pedem a abertura das fronteiras para regressarem aos seus países de origem.

Durante esta reportagem chegaram agentes da polícia e militares para dispersar as pessoas que estavam na fila a espera de receber alimentos de distribuição gratuita.

A África do Sul esta em confinamento obrigatório desde 27 de março último que vai até final deste mês de Abril e pode ser renovado.
Informações ainda não confirmadas por fontes independentes indicam que algumas pessoas foram detidas nesta sexta-feira.

Entretanto, o comércio informal, maior fonte de rendimento financeiro de imigrantes, incluindo moçambicanos, está literalmente encerrado.

COVID-19: Impacto da pandemia em Moçambique e África do Sul
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:13 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG