Links de Acesso

COVID-19: Gaza, no sul de Moçambique, em alerta


Margarida Mapandzene, governadora de Gaza

A província de Gaza, região sul de Moçambique, está em situação de alerta devido ao regresso, por vias ilegais, de moçambicanos provenientes da vizinha Africa do Sul, país com maior número de casos de Covid-19 em África.

COVID-19: Gaza, no sul de Moçambique, em alerta
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:31 0:00

Com as fronteiras com o país vizinho encerradas, o governo provincial de Gaza diz notar, com preocupação, que há cada vez mais jovens locais que procuram oportunidades do outro lado da fronteira que estão de regresso, usando a imigração ilegal, escapando, por isso, do processo de triagem sanitária contra a COVID -19.

A governadora de Gaza, Margarida Mapandzene, disse à nossa reportagem que a preocupação prende-se, a cima de tudo, com o risco destes, poderem transportar o vírus e se tornarem vetores de transmissão comunitária.

Não existem dados conhecidos sobre o número de moçambicanos que tenham regressado de forma clandestina a Gaza, mas o governo provincial diz ter conhecimento de casos de pessoas nesta situação.

Para reduzir este tipo de fluxo, Margarida Mapandzene disse que as autoridades estão a intensificar o controlo fronteiriço e apostam na sensibilização às comunidades, para alertarem sobre cidadãos regressados do país vizinho, por forma a fazer-se a avaliação do seu estado.

A Africa do Sul é um dos países com maior índice de infetados pela COVID 19, sendo um risco permanente para Moçambique, que tem milhares de cidadãos emigrados naquele país.

Atualmente, a província de Gaza conta com 38 casos positivos e um óbito.

COVID-19: Mineiros moçambicanos voltam à África do Sul, apesar do medo do vírus
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:51 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG