Links de Acesso

COVID-19: Forças de segurança nigerianas mataram 18 pessoas desde que quarentena começou


Lagos, capital da Nigéria
Lagos, capital da Nigéria

As forças de segurança mataram 18 pessoas desde o final de março na Nigéria, acusadas de não cumprirem as medidas de contenção na tentativa de conter a epidemia de coronavírus, que é quase impossível para os mais pobres se aplicarem.

A comissão nacional de monitoria de direitos humanos registou 105 atos de violações de direitos humanos "perpetrados pela polícia" e "18 pessoas mortas" em execuções extrajudiciais, num relatório publicado a 15 de abril.

Esse órgão oficial acusou as forças de segurança de "uso desproporcional da força, abuso de poder, corrupção e descumprimento das leis nacionais e internacionais".

O número de pessoas mortas pelas forças de segurança é superior ao das vítimas do coronavírus na Nigéria, onde foram registados 407 casos, incluindo 12 mortos.

Desde 31 de março, muitos estados da Nigéria adotaram medidas de contenção particularmente rigorosas no estado de Lagos, Abuja ou Ogun, onde as pessoas são obrigadas a ficar em casa, exceto para comprar comida. comida todos os dias.

Vídeos de violência policial publicados nas redes sociais, onde a polícia é vista destruindo barracas de mercado ou espancando a população, causaram escândalos no país, onde as forças de segurança são regularmente acusadas de abuso de poder e de corrupção.

Segun Awosanya, chefe de uma poderosa organização da sociedade civil que monitora a violência policial (Fundação de Defesa da Intervenção Social, SIAF) também contou 18 mortos desde o início do confinamento.

Duas pessoas foram mortas quarta-feira, 15 de abril, no estado de Anambra (sudeste) e um motorista de camião que transportava alimentos no estado de Abia (sudeste) foi morto, provavelmente por ter recusado subornar a represa do Corpo de Defesa Civil da Nigéria, uma das muitas agências de segurança do país, segundo testemunhas.

"Mas pode haver muito mais", disse Awosanya, também conhecido como "Sega the Awakener", à AFP. "Estes são apenas os casos que são trazidos à nossa atenção pelas famílias".

O SIAF trabalha com a polícia para realizar uma investigação interna. "Vimos uma explosão de reclamações nos últimos 15 dias, principalmente de pessoas presas e levadas para a estação", disse o ativista.

- Clima de Tensão -

"Todo mundo está muito tenso. As agências policiais e de segurança que não têm equipamentos para se proteger do vírus, não têm segurança, não têm logística para se defender de crimes que também aumentaram bastante", admite Awosanya.

Questionado pela AFP, o porta-voz da polícia, Frank Mba, lamentou que "a comissão permaneça generalizada em suas acusações".

Ela "deveria ter dado detalhes daqueles que foram mortos pela polícia, seu número exato, seu nome e o local do incidente, para que possamos tomar as sanções adequadas", disse Mba à AFP.

Ele disse que membros da força policial culpados de abuso serão punidos.

VOA Portugues: COVID-19: Guerra por comida em Joanesburgo
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:54 0:00

A Nigéria tem o maior número de pessoas vivendo em extrema pobreza no mundo (mais de 87 milhões em 2018), segundo a organização World Poverty Clock.

A escassa ajuda governamental falha em acalmar a fome e a raiva da população, e o Banco Mundial alertou na semana passada contra o risco de uma "crise alimentar" na África.

A questão do confinamento estrito e obrigatório levantou muitas questões e críticas na África Subsaariana, onde a grande maioria da população depende da economia informal de alimentos e onde mesmo a pequena classe média não possui economia suficiente para viver sem trabalhar.

Muitos incidentes foram registados no continente nas últimas semanas.

A polícia sul-africana dispersou na terça-feira moradores famintos de um subúrbio pobre da Cidade do Cabo (sudoeste), furiosa por não ter recebido distribuição de alimentos, com balas de borracha e gás lacrimogêneo.

COVID-19: Políticos americanos discutem quem ter poder de decisão no país
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:06 0:00



C/ AFP

XS
SM
MD
LG