Links de Acesso

COVID-19: Eventual retorno às aulas preocupa os pais em Moçambique


Estudantes, Pemba, Moçambique
Estudantes, Pemba, Moçambique

O ministério da Educação estuda cenários para um possível regresso às aulas presenciais em Moçambique, mas os pais receiam que as escolas sejam foco de propagação do novo coronavírus.

A porta-voz do ministério, Gina Guibunda, disse que a segurança é também preocupação das autoridades, que interromperam as aulas em de março para evitar a propagação do novo coronavírus.

COVID-19: Eventual retorno às aulas preocupa os pais em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:19 0:00

“Olhando para o universo de oito milhões de alunos, nós temos a consciência de que se queremos respeitar o distanciamento físico entre os alunos, certamente nem todos alunos poderão voltar para a escola”, disse Guibunda.

As mais de oito milhões de crianças são de 13 mil escolas, maioritariamente públicas, superlotadas e com condições de higiene varias vezes criticadas.

Sem data determinada para o regresso às aulas, Guibunda disse que o retorno será gradual. “Estamos a pensar seriamente no retorno dos nossos alunos das classes de exame, da 12ª classe, porque acreditamos que são um pouco mais velhos”.

Mas os pais e encarregados de educação não estão seguros, porque aumenta em todo o país o número de casos de coronavírus.

“A primeira coisa que as crianças vão fazer ao chegar à escola será abraçar os amiguinhos, trocar as máscaras, algo que já acontecia com as camisolas, imaginemos com as máscaras”, disse Mércia Maneia, representante dos pais do ensino privado

XS
SM
MD
LG