Links de Acesso

Covid-19: Doze por cento da população elegível recebeu pelo menos uma dose de vacina em Cabo Verde


Centro de Saúde, Achada de Santo António, Praia, Cabo Verde
Centro de Saúde, Achada de Santo António, Praia, Cabo Verde

Com cerca de 300 mil doses, autoridades querem ver a população a aderir à vacinação

Mais de 90 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 com pelo menos a primeira dose em Cabo Verde, o que representa uma taxa de cobertura 24 por cento da população elegível.

Para o director geral da Saúdem os resultados são animadores, mas Jorge Barreto que ver aumentado o número de pessoas a aderirem à campanha de vacinação.

O arquipélago já recebeu perto de 300 mil doses, o que permite um número maior de vacinados.

As autoridades querem que os cidadãos acelerem os passos, no sentido de se cumprir a meta de vacinar cerca de 70 por cento da população até ao final do ano.

Desde o aparecimento do primeiro caso em Março do ano passado, o arquipélago já registou 32.788 casos acumulados, 31.931 recuperados e 289 óbitos.

Numa altura em que o país regista uma relativa acalmia no que tange a números de casos da covid-19, nota-se um certo relaxamento dos cidadãos no cumprimento das normas sanitárias, sobretudo o uso de máscaras na via pública.

Jorge Noel Barreto lembra que o perigo ainda não passou, daí a necessidade de se continuar firme na prevenção.

O inspetor geral das actividades económicas, Paulo Monteiro, diz que a IGAI e outros parceiros do grupo multidisciplinar não baixaram a guarda em matéria de fiscalização, realçando no entanto, que fica a sensação de um certo cansaço das populações devido ao tempo de duração da pandemia.

Monteiro adianta que apesar da pedagogia utilizada, quando for necessário impor, as autoridades actuam.

XS
SM
MD
LG