Links de Acesso

COVID-19: Activistas pedem reforço da prevenção em Cabo Verde


O líder do Movimento Cívico Sokols pede às autoridades do arquipélago o reforço de medidas de prevenção, quando é confirmado o primeiro caso positivo da COVID-19 na ilha de São Vicente.

COVID-1: Activistas pedem reforço da prevenção em Cabo Verde
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:43 0:00

Salvador Mascarenhas diz que os cabo verdianos devem adotar o uso de máscaras sempre que se estejam fora de casa, e a realização de testes alargada, porque há muitas pessoas assintomáticas capazes de infectar outras.

Ele diz que as autoridades precisam de clarificar a mensagem "para que as pessoas possam saber exactamente quais as fragilidades e ajudar no que for preciso”.

Na mesma linha, o Observatório Cidadania Activa espera que medidas preventivas sejam reforçadas, e manifesta o seu engajamento na campanha de sensibilização.

"Da parte do Observatório, diz Lucas Monteiro, fica o compromisso de continuar com a campanha de sensibilização e de informação útil junto das populações."

O caso positivo na ilha de São Vicente é de uma cidadã chinesa que, pelas informações divulgadas, não terá viajado para o exterior nos últimos tempos.

No momento em que se procura saber a origem da contaminação daquela cidadã, alguns profissionais de saúde que tiveram contacto com ela no hospital Baptista de Sousa, pedem testes e medidas preventivas.

O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário reconheceu, no domingo, possíveis falhas no procedimento do caso da chinesa, em Mindelo, e prometeu a abertura de um inquérito.

XS
SM
MD
LG