Links de Acesso

Costa Leste dos EUA com probabilidade de inundações e aumento da tempestade tropical Henri


Céu de Manhattan e vista para o Empire State Building na passagem da tempestade tropical Henri, cidade de Nova Iorque, 18 de Agosto, 2021. REUTERS/Eduardo Munoz

A tempestade tropical Henri, que foi se esperava ser um furacão, está começar a atingir a costa nordeste dos EUA, com ventos de até 120 quilómetros por hora.

O National Hurricane Center disse que Long Island e o sul da Nova Inglaterra em Nova Iorque devem preparar-se para tempestades perigosas e inundações.

Embora a tempestade tropical Henri estivesse a centenas de quilómetros de distância na noite de sábado, ela forçou o fim antecipado do "Concerto de Boas-vindas" da cidade de Nova Iorque no Central Park.

De acordo com o presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, o objectivo do evento era "realmente dizer às pessoas que a cidade de Nova Iorque estava de volta, para contar ao mundo inteiro".

Barry Manilow foi interrompido no meio da música e o público foi instruído a sair do parque com calma, mas rapidamente. Outros artistas programados para actuar eram Bruce Springsteen e Paul Simon, que não chegaram a subir ao palco, mas o cartaz tinha também Jennifer Hudson, Carlos Santana, LL Cool J e Andrea Bocelli.

Ordens de evacuação para Fire Island em Nova Iorque e algumas comunidades costeiras de Connecticut foram emitidas no sábado.

Vários destinos populares para as férias de verão estão no caminho de Henri, incluindo Long Island, Cape Cod e Martha's Vineyard em Massachusetts.

O governador de Connecticut, Ned Lamont, e o governador de Rhode Island, Dan McKee, disseram aos residentes de seus estados para ficarem em casa até a manhã de segunda-feira.

"Consideramos isso um assunto sério", disse McKee em conferência de imprensa.

O governador de Massachusetts, Charlie Baker, expressou alívio no sábado porque o seu estado não seria atingido directamente, mas juntou-se a Lamont e McKee no aviso de que o vento e a chuva poderiam causar sérios danos e longos cortes de energia.

Avisos e alertas de furacões, tempestades e ondas de tempestades foram declarados para muitos locais ao longo da costa leste dos EUA. Uma onda de tempestade de 1 a 1,5 metros é possível da cidade de Nova Iorque a Massachusetts, disse o centro de furacões.

Espera-se que Henri produza quantidades de chuva de 8 a 15 centímetros em Long Island, Nova Inglaterra, sudeste de Nova Iorque e norte de Nova Jérsia de domingo a segunda-feira, com totais máximos isolados próximos a 25 centímetros.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG