Links de Acesso

Coronavírus cancela um dos maiores exercícios militares em África


O Comando para África dos EUA disse que a decisão de cancelar o enorme exercício chamado de “Leão Africano” liderado pelos EUA foi tomada "com muita cautela" e com base nas restrições de viagens internacionais associadas ao COVID-19 e no desejo de minimizar o risco de membros do serviço serem expostos ao coronavírus.

Os enormes exercícios do Leão Africano liderados pelos EUA em Marrocos, Tunísia e Senegal deveriam envolver 9 mil e 300 soldados de oito países.

As tropas usam os exercícios para melhorar a prontidão e a integração militar, enquanto se preparam para combater ameaças trans-regionais.

Na semana passada, o general Stephen Townsend, comandante da AFRICOM disse à VOA e ao Wall Street Journal que havia decidido reduzir significativamente o exercício "em escala e dimensão", com base em preocupações com o coronavírus.

Nessa altura, os exercícios do Exército deveriam ser reduzidos porque envolviam tropas alojadas em recintos fechados. No entanto, Townsend e seus parceiros internacionais planeavam continuar os treinos que exigissem "menos interação entre grandes formações de tropas, como atividade aérea, atividade naval e talvez alguma atividade de operações especiais", afirmou o general.

O exercício Leão Africano estava programado para ter lugar de 23 de Março a 4 de Abril. Todavia continuam os preparativos para que tenha lugar em 2021.

Enquanto isso, as autoridades dos EUA reduziram significativamente os esperados exercícios do “Defender 2020” na Europa. O porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, disse na segunda-feira que, embora o exercício principal possa ser restringido, o Pentágono espera continuar com alguns componentes individuais do exercício para obter o "maior benefício possível".

O objectivo do "Defender 2020" é testar a capacidade do Exército de movimentar uma força entre 10 mil a 20 mil soldados para treino em 10 países europeus. Desde Janeiro cerca de 6 mil soldados já haviam sido enviados dos Estados Unidos para a Europa.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG