Links de Acesso

Manobras militares: Coreia do Sul desafia ameaças do Norte


Artilharia sul-coreana abrindo fogo
Artilharia sul-coreana abrindo fogo

Forças navais sul-coreanas e dos EUA vão esta semana efectuar manobrar anti-submarinas no Mar Amarelo

A Coreia do Sul realizou, hoje, exercícios de fogo real com a sua artilharia, numa zona próximo da disputada fronteira marítima, isto apesar da ameaça explícita e pouco habitual da Coreia do Norte de que iria retaliar, bombardeando pequenas ilhas inabitadas no Mar Amarelo.
Os militares da Coreia do Sul dispararam fogo de artilharia na região do Mar Amarelo, arriscando retaliação por parte do Norte.
Em Seul, fontes oficiais afirmam que se trata de um exercício de rotina e que incluiu o disparo de morteiros. Helicópteros de ataque participaram nos exercícios realizados nas ilhas fronteiriças ocidentais.
A Coreia do Norte, no dia anterior aos exercícios, advertiu os habitantes de cinco ilhas para que as evacuassem para evitar possível fogo de retaliação.
Numa mensagem, transmitida pela rádio estatal e pela agência noticiosa oficial, o governo de Pyongyang qualificou os exercícios militares como “uma clara declaração de guerra” contra a Coreia do Norte.
Um locutor norte-coreano disse que, “se a Coreia do Sul disparasse indiscriminadamente, então não escaparia a uma punição mil vezes maior do que o bombardeamento que foi feito contra a ilha de Yeonpyeong”.
Recorda-se que a Coreia do Norte, em 23 de Novembro de 2010, em resposta a um exercício militar sul-coreano, bombardeou aquela ilha, matando quatro pessoas.
As autoridades sul-coreanas referem que os residentes das cinco ilhas que constituem a linha da frente foram avisados para procurar abrigo em zonas seguras, antes das suas forças começarem os exercícios de artilharia.
As autoridades sul-coreanas dizem não ter observado qualquer reacção por parte dos militares do Norte, não havendo sinais de qualquer movimentação extraordinária de tropas do Norte.
Paralelamente, forças navais sul-coreanas e dos EUA vão esta semana efectuar manobrar anti-submarinas no Mar Amarelo.

XS
SM
MD
LG