Links de Acesso

Controlo do poder legislativo em jogo nos Estados Unidos


Americanos escolhem deputados, senadores e governadores

Os americanos escolhem nesta terça-feira, 6, todos os deputados, um terço de senadores e quase 75 por cento de governadores, num acto que analistas consideram ser um referendo à Administração Donald Trump, enquanto republicanos dizem ser de defesa do Presidente.

O grande debate centra-se em torno do controlo o poder legislativo, actualmente nas mãos dos republicanos.

As eleições intercalares, ou legislativas, são tradicionalmente consideradas um teste ao Presidente em exercício e, na maioria das vezes, são ganhas pela oposição.

Os democratas apostam todas as suas fichas em ganhar o controlo do Congresso, tanto a Câmara dos Deputados como o Senado, mas as sondagens apontam para uma vitória na Câmara, enquanto o Senado deve ficar com os republicanos.

Das 35 cadeiras em jogo no Senado, apenas nove pertencem a republicanos, enquanto das 26 ocupadas actualmente por senadores democratas, nove representam Estados onde Donald Trump ganhou em 2016.

A campanha esteve marcada por dois violentos incidentes: o envio de pacotes com explosivos a proeminentes líderes democratas e o massacre numa sinagoga em Pittsburgh, onde morreram 11 pessoas.

Nota de realce é o número elevado de eleitores que participaram na votação antecipada, que duplicou e houve Estados em que essa percentagem foi ainda maior.

Observadores consideram que este factor evidencia a importância dessas eleições e revela uma participação maior de jovens, o que aumenta a incerteza dos resultados.

XS
SM
MD
LG